Texto tecido: Rabiscos de memórias na vertical.

Autores

  • Diana Alves de Souza Magalhães Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Teatro, Circo

Resumo

O crescente interesse pelas Artes Circenses requer uma avaliação da atitude dos praticantes de tal modalidade das Artes Cênicas. O presente estudo tem como objetivos desenvolver um processo para entender se é possível ao artista/pesquisador imprimir sua história, memória e personalidade dentro desse processo de aprendizagem do risco, e assim ter um trabalho autoral fora dos manuais do Tecido Acrobático. Além de refletir quais textos nasceriam a partir da prática corporal de uma técnica objetiva, direcionada por elementos provenientes da memória e qual o melhor formato para transcrevê-los. Como orientação metodológica geral, opta-se pelo desenvolvimento de um laboratório realizado no primeiro semestre de 2016, que, por meio de vivências da pesquisadora com seu filho, utilizando memórias da maternidade, em um espaço desenvolvido com uma malha usada para Tecido Acrobático, novos movimentos foram elaborados em um processo de desmontagem do percurso desta, desde a sua formação na Escola de Circo até o processo de confecção deste texto dissertativo. Concluindo, o presente artigo será atravessada pela possibilidade de aplicar a subjetividade de forma sensível em uma prática objetiva que requer disciplina e cuidado a todo instante, que podemos denominar como a Arte do Risco – o Circo.Palavras chave: Circo. Tecido Acrobático. Processos criativos.

Biografia do Autor

Diana Alves de Souza Magalhães, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Interpretação pela UNIRIO, Formada em Artes Circense pela Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). sob orientação do Prof. Dr. Narciso Telles e co-orientação da Profa Dra. Daniela Pimenta.. Bolsista FAPEMIG. Atriz e coordenadora da Cia Cartas em Uberlândia.

Referências

CONTRERAS, María José Lorenzini. La prática como investigación: Nuevas Metodologías para la academia Latinoamerica. Poiésis, n. 21-22, pp.71-86, jul.- dez. 2013.

DIÉGUEZ, Lleana. Desmontagem cênica. In: Rascunhos. Tradução de José Raphael Brito dos Santos; Gilberto dos Santos Martins. Uberlândia, v. 1, n. 1, pp. 5-12, jan./jun. 2014. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/download/27217/14875>Acesso em: 06 jun. 2016.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: Caminhos investigativos III. Organização de Maria Isabel Edelweiss Bujes; Marisa Vorraber Costa. Lamparina editora: Rio de Janeiro, 2005.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia das letras, 2007.

HIDALGO, Luciana. As artes de Arthur Bispo de Rosário. In: Scientific American. Mente Cérebro: Psicologia,/ psicanálise/ Neurociência. Set/ 2009. Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/as_artes_de_arthur_bispo_do_rosario.html Acesso em: 10 de out 2016.

KOLANKIEWICZ, Leszek. Resposta a Stanislavski. Folhetim. n. 9, p.03-21, jan/abr.2001

LEAL, Mara Lucia. Memória e[m] performance: Material autobiográfico na composição da cena. Uberlândia: EDUFU, 2014.

SALLES, Cecília A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

SÁNCHEZ, Lícia M. M. A dramaturgia da memória no teatro-dança. São Paulo: Perspectiva (Estudos), 2010.

Downloads

Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos