Entre o drama e o pós-drama: escritura molecular contemporânea e Teatro Rizomático

Autores

  • João Bernardo Fernandes Caldeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Teatro Performativo, Pós-dramático, Teoria teatral

Resumo

Utilizando conceitos de Deleuze e Guattari, sugerimos pensar o conjunto de procedimentos e agenciamentos sobre a cena teatral contemporânea como uma aliança entre estrutura arborescente e linhas de fuga, reterritorialização e desterritorialização, constituindo o que propomos chamar de Teatro Rizomático. Nesta passagem de um teatro da representação para um teatro do processo, em que mimese e performatividade conjugam novas possibilidades de rearticulação, a investigação das potencialidades de uma cena que procura incorporar atores do cotidiano em seu arcabouço estético, político e simbólico é capaz de fornecer enorme contribuição acerca dos novos rumos da encenação. Como ponto de partida, o estudo procura estabelecer uma análise comparativa da trajetória do diretor e ator Enrique Diaz antes e depois de deixar a Companhia dos Atores. E levanta a hipótese do surgimento tanto de um encenador como de uma dramaturgia contemporânea reconfiguradas, que aliam elementos da teoria da performatividade, da criação coletiva, do processo colaborativo e do teatro moderno.

Biografia do Autor

João Bernardo Fernandes Caldeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Gradução em Artes da Cena

Referências

Antonin Artaud (in VIRMAUX, 1978, p. 329).

Deleuze e Guattari (Mil platôs, vol. 1, 1996, p.24).

Enrique Diaz (in CALDEIRA, 2016, p.106).

Downloads

Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos