Entre Realidade e ficção. O Teatro do Oprimido como espaço estético para o cidadão-artista.

Autores

  • Isabel Thaler UNICAMP- IA

Palavras-chave:

-artista. PALAVRAS-CHAVE, Teatro do Oprimido, Estética do Oprimido, Cidadão-artista, Espaço Público

Resumo

Este artigo visa discutir a proposta teatral do Teatro do Oprimido e da Estética do Oprimido como estratégia artística para o cidadão conquistar visibilidade no espaço público da cidade contemporânea. Na segunda metade do século XX, os Internacional Situacionista denunciaram “a sociedade do espetáculo”, a qual, se nutria através de imagens impostas, prontas para o consumo acrítico. Nas cidades, nas quais o espaço público se degenera a um lugar de “espetacularizção”, como a urbanista Paola Bernstein-Jaques afirma, a participação na vida pública se limita em assistir o show urbano. O Teatro e a Estética do Oprimido, com os seus vários métodos de promover uma manifestação cultural popular, visa fortalecer o artista dentro do cidadão e desde modo revelar o cidadão-artista.

Referências

BOAL, Augusto: Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009

CANCLINI, Néstor García: As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora brasiliense, 1982

JAQUES, Paola Bernstein: VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas na mesa de “Ambiente e Corpo em Arte” https://www.youtube.com/watch?v=aZ_6HjPOiwI,

Acesso: 18/02/2018

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Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos