As Delicadezas do Ferro: um processo de transfiguração de si e experimentação de linguagens

Autores

  • Otavio Miguel Chaves de Sousa Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

investigação em artes cênicas, cartografia, processo de criação, transfiguração de si

Resumo

RESUMOCompreendendo a Investigação em Artes Cênicas como um caminho cartográfico possível, que traz como escopo a prática do próprio ator em construção de processo de criação, o artista desenvolve um processo de destruição e reconstrução de si enquanto corpo que experimenta linguagens e que se transfigura em um processo antropofágico de criação, instaurando material cênico, materiais em algumas linguagens visuais e a própria escritura.PALAVRAS-CHAVE: investigação em artes cênicas; cartografia; processo de criação; transfiguração de si. ABSTRACTComprehending the research in performing arts as a possible cartographic path, it brings in its scope the poetic practice of the actor building a process of creation. The artist develops a self-process of destruction and rebuilding as a body which tastes different languages and it transfigures itself in a anthropophagic process of creation, installing a scenic material, materials in some visual languages and its own writing.KEYWORDS: research in performing arts; cartography; process of creation; self-transfiguration.

Biografia do Autor

Otavio Miguel Chaves de Sousa, Universidade de Lisboa

Artista cênico e visual, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (BR), Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (PT) e atualmente é investigador no Doutoramento em Artes - Artes Performativas e da Imagem em Movimento da Universidade de Lisboa (PT). Desenvolve trabalhos em várias áreas artísticas (teatro, dança, performance, instalação, videoarte, fotografia, desenho) com a hibridização de linguagens na construção, e também investigação, do material artístico.

Downloads

Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos