Dramaturgias Periféricas: Nóis de Teatro e a Potência do Caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

Teatro de Rua Contemporâneo, Nóis de Teatro, Periferia, Dramaturgias

Resumo

Inserido nos estudos contemporâneos que aspiram um campo expandido para as artes da cena, o presente artigo, resultado da pesquisa de mestrado realizada no PPGARTES/UFC, está interessado na análise das relações dos artistas de Teatro com o espaço urbano, tendo a cena como espaço de produção de pensamento, intervenção poética e política na cidade. A partir do trabalho do Nóis de Teatro, na periferia de Fortaleza – Ce, a ideia medular é a de que no caminhar pela periferia urbana há uma chave de abertura para a produção poética do teatro de rua contemporâneo que também agencia alcances profundos para pensar a cidade. É renovando o campo de ação do próprio teatro, tendo-o como um amálgama de inter-relações com tempos, espaços, contextos e subjetividades, que tal estudo borra as fronteiras das artes e do urbanismo, refletindo sobre teatro de rua na contemporaneidade e fazendo interfaces diretas entre teatro e cidade, seja nos aspectos de dramaturgia ou de encenação. A partir da imersão na materialidade dos espaços vivenciados na periferia, a produção deste grupo tem buscado amenizar os dualismos entre encenação, plano temático e dramaturgia textual, tentando entendê-los como entretecidos para se arriscar numa poética que possa dar conta da dinâmica do espaço público. Nesse sentido, busco apresentar o trabalho do grupo e seu desejo de discussão sobre os entraves políticos entre centro e periferia, trazendo para a cena elementos vistos nas ruas do Grande Bom Jardim como material que compõe cena e dramaturgia.

Biografia do Autor

Altemar Gomes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Altemar Di Monteiro é ator, diretor, dramaturgista e pesquisador de Teatro de Rua, com foco nas relações entre Teatro, Corpo e Cidade. Gestor do Nóis de Teatro  militante da cultura na periferia urbana, Altemar é doutorando em Artes da Cena pela UFMG, bolsista CAPES Demanda Social, Mestre em Artes e Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

10-05-2018

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