NELA: caminhos e escolhas em composição coreográfica

Autores

  • Carolina Pinto da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Débora Souto Allemand

Palavras-chave:

Composição. Coreografia. Processo. Dramaturgia. Mulher.

Resumo

RESUMOO presente texto é resultado da pesquisa conceitual, criação e produção artística desenvolvida dentro da disciplina de Composição Coreográfica I do curso de graduação em Dança Licenciatura pela UFPEL. O trabalho de concepção coreográfica surge a partir dos estudos de princípios e métodos de composição, assim como dos conceitos sobre a dramaturgia da dança. Aborda como proposta principal a continuidade de pesquisa de elementos, ideias e questionamentos referentes ao universo da mulher, um tema desenvolvido ao longo das disciplinas de Expressão Corporal e Análise do Movimento com construções e processos criativos de pesquisa de movimentos do cotidiano da mulher em vários contextos. Como principais aportes teóricos de pesquisa foram utilizados textos, técnicas e exercícios a partir das teorias de LOBO e NAVAS (2008), FERNANDES (2000), TRAVI (2011) e ROCHA (2016). Portanto, o texto tem como objetivo expor a pesquisa realizada no que diz respeito ao processo de criação relacionando-o com as referências bibliográficas realizadas durante o semestre e refletindo sobre as técnicas usadas e a poética resultante.PALAVRAS – CHAVE: Composição. Coreografia. Processo. Dramaturgia. Mulher.ABSTRACT This text is the result of the conceptual research, creation and artistic production developed within the discipline of Choreographic Composition I of the undergraduate course in Dance Degree by UFPEL. The work of choreographic conception arises from the studies of principles and methods of composition, as well as the concepts about the dramaturgy of dance. The main objective of this research is the continuity of research on elements, ideas and questions related to the universe of women, a theme developed throughout the disciplines of Body Expression and Analysis of Movement with constructions and creative processes of research of women's daily movements in various contexts. As main theoretical contributions of research were used texts, techniques and exercises from the theories of LOBO and NAVAS (2008), FERNANDES (2000), TRAVI (2011) and ROCHA (2016). Therefore, the text aims to expose the research carried out with regard to the creation process relating it to the bibliographic references made during the semester and reflecting on the techniques used and the resulting poetics.KEY WORDS: Composition. Choreography. Process. Dramaturgy. Woman.

Downloads

Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos