Analise qualitativa de vídeos instrucionais sobre malabarismo disponíveis em redes sociais de vídeos na internet.

Autores

  • michele rodrigues ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Angelo verdi olivo Universidade Federal do Paraná
  • bruno barth pinto tucunduva Universidade federal do Paraná

Palavras-chave:

circo, malabarismo

Resumo

Considerando que as redes sociais de vídeos são meios de acesso a informação nas quais são veiculadas produções instrucionais sobre circo, buscamos nessa pesquisa realizar uma análise qualitativa de fontes destinadas ao ensino do malabarismo. O objetivo da pesquisa foi verificar quais recursos de produção e instrução dos vídeos tem maior influência na compreensão pedagógica de suas orientações. Foram feitas coletas de 40 vídeos de malabarismo, contemplando os seguintes aparelhos: bolas, claves, bolas de contato e bastão. O resultado encontrado foi um grande número de vídeos instrucionais sobre malabarismo sendo 24 vídeos de bolas, 10 vídeos de claves, 5 vídeos de bola de contato e 1 vídeo de bastão. Os vídeos foram analisados em cinco categorias: instrução, o uso da câmera lenta, a quantidade de técnicas, a quantidade de variações e as correções orientadas pelo produtor. Conclui-se que os vídeos que utilizaram mais recursos tecnológicos promovem um melhor entendimento sobre a técnica instruída

Referências

BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, jul. 2011.

DUPRAT, R. M; BORTOLETO, M. A. C. Educação Física Escolar Pedagogia e Didática das Atividades Circenses. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007.

GONÇALVES LL, LAVOURA TN. O circo como conteúdo da Cultura Corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico - crítica. R. bras. Ci. E Mov. 2011;19(4):77-88.

ONTAÑÓN, T. B.; BORTOLETO, M. A. C.; SILVA, E. Educación corporal y estética: Las actividades circenses como contenido de la Educación física. Revista Iberoamericana de Educación, n. 62, p. 233-243, 2013b.

RODRIGUES, G. S; PRODÓCIMO, E; ONTAÑÓN, T. Circo Coragem: O Jogo como Estratégia de Ensino das Atividades Circenses. Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 147-164, jan./abr. 2016

SANTOS, R. Aspectos fundamentais do Malabarismo. São Paulo: Ed. Do Autor, 2012.

SILVA, E. Saberes circenses: ensino/aprendizagem em movimento e Transformações. In: SILVEIRA, J. F. B; HECKTHEUER, L. F. A; SILVA, M. R. S. Rio Grande: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, 2011.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

07-06-2017

Edição

Seção

Textos Completos