Vocalidade e palhaçaria: pensando a voz do/a palhaço/a como aprendizagem

Autores

  • Guilherme Bruno de Lima Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, PPG-Cen.

Palavras-chave:

Teatro, Palhaço, Voz

Resumo

Este estudo tece algumas considerações sobre a vocalidade no âmbito da palhaçaria, pensando a voz do/a palhaço/a como aprendizagem. Apresenta-se, por um lado, a voz como materialidade, para além da linguagem e da expressão, abrindo margem para pensá-la na performance do/a palhaço/a. Por outro, discute-se a voz como potência político-discursiva, como provocadora da comicidade, na sua capacidade de politizar temas e produzir discurso para além do verbal, do significado. Busca-se compreender de que maneira esses elementos podem estar presentes na performance de palhaços no contexto de seus processos de aprendizagens e criação. Proponho, nesse sentido, analisar, sob um recorte da voz em sua função cômica e poética, o espetáculo [Entre] Cravos & lírios, do BR s.a Coletivo de artistas, da cidade de Brasília – DF. O modo de trabalho do grupo e o processo de aprendizagem/formação palhacesco de cada artista, destilam características que se configuram num espaço formal de aprendizagem, reverberando no modo como os artistas se relacionam com a vocalidade no território do palhaço. Zumthor (1993-2005) Icle; Alcântara (2011) Burnier (2001) Foucault (2008), são alguns dos aliados teóricos da investigação, que busca indagar: que escuta, que sons e vocalidades podem ser gerados no campo da aprendizagem em palhaçaria? E como processos de aprendizagens também podem disparar essa escuta? 

Biografia do Autor

Guilherme Bruno de Lima, Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, PPG-Cen.

Palhaço, ator e pesquisador.

Referências

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Publicado

07-06-2017

Edição

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