Camila Simonin Lima de Moura
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Viewpoints, Forma, Pedagogia
Resumo
RESUMOA pesquisa Viewpoints no Ensino Médio: A Técnica em Cena está inserida no projeto Fazendo Gênero, desenvolvido pelo setor de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ. No trabalho, investiga-se como dialogar a pedagogia de viewpoints com o ensino de teatro na escola. A partir disso, tem-se em vista estudar o método de treinamento de atores e criação cênica desenvolvido por Anne Bogart, com ênfase na aplicação e investigação do Viewpoint Forma na composição e direção de montagem de textos teatrais com alunos de Ensino Médio. A presente análise compreende dois campos, nos quais estudou-se a importância do viewpoint Forma: a montagem de cenas da peça “Rinocerontes”, de Eugène Ionesco e, posteriormente, a encenação de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues. PALAVRAS-CHAVE: Viewpoints; Forma; Pedagogia; ABSTRACTThe research Viewpoints in High School: The Technique in scene is inserted within the project “Fazendo Gênero”, wich belongs to the Department of Performing Arts of Colégio de Aplicação da UFRJ. In this assignment, it is questioned how to dialogue the viewpoints pedagogy and the education of performing arts in school. Considering that, the research intends to study the method of actor training and scenic creation developed by Anne Bogart, emphasizing on the implementation and investigation of the Viewpoint “Shape” in composition and direction of plays with High School students. The process is divided in two analysis branches, in wich it was studied the importance of shape for staging of scenes from the play “Rhinoceros”, from Ionesco and, afterwards, for “Vestido de Noiva”, a play from Nelson Rodrigues.KEY-WORDS: Viewpoints; Shape; Pedagogy;
Biografia do Autor
Camila Simonin Lima de Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro
CAMILA SIMONIN é, atualmente, graduanda no Curso de Artes Cênicas - com habilitação em Direção Teatral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, foi bolsista PIBIC no Colégio de Aplicação da UFRJ no projeto Fazendo Gênero, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Celeia Machado.