Quando até as paredes cantam: o som como experiência na obra de Jerzy Grotowski

Autores

  • Luciano Mendes de Jesus Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Teatro

Resumo

RESUMOEste texto expõe a síntese da investigação realizada sobre o elemento sonoro-musical como criador de experiências estéticas, sensoriais, mnemônicas e afetivas dentro do pensamento e prática de Jerzy Grotowski. O estudo, que parte da observação historiográfica, comparativa e crítica do fenômeno sônico em sua obra cênica, problematiza as diferentes tensões entre estes campos em sua trajetória de criação e pesquisa. Apoia-se em escritos à cerca do tema pelo próprio diretor, seus colaboradores e outros estudiosos. Conta com a análise de espetáculos em suporte audiovisual e a partir do contato direto com a produção atual do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Com isso a pesquisa aponta caminhos sobre a construção do encontro experiencial entre ator-sonante e espectador-ouvinte, partindo da criação da presença organizada, transmitida e percebida através do fenômeno sonoro (cantos, instrumentos, silêncio e outros recursos), suas estruturações (vibratórias, melódicas, harmônicas, rítmicas e timbrísticas) e sua manifestação na cena.PALAVRAS-CHAVE: Sonoridade-música. Experiência. Atuante-sonante. Espectador-ouvinte.ABSTRACTThe text expose the synthesis of the research carried out on the sonorous-musical element as the creator of aesthetic, sensorial, mnemonic and affective experiences within the thought and practice of Jerzy Grotowski. The study, which began with the historiographical, comparative and critical observation of the sonic phenomenon in his scenic work, problematize the different tensions between these fields in his creation and research trajectory. It is supported in writing about the theme by the director himself, his collaborators and other scholars. It count with analysis of spectacles in audiovisual support and from the direct contact with the current production of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. In this way the research point to the construction of the experiential encounter between actor-sounder and spectator-listener, starting from the creation of the presence, organized, transmitted and perceived through the sound phenomenon (songs, instruments, silence and other resources), its structures (vibratory, melodic, harmonic, rhythmic and timbristic) and its manifestation in the scene.KEY WORDS: Sonority-music. Experience. Actor-sounder. Spectator-listener.

Biografia do Autor

Luciano Mendes de Jesus, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) da Universidade de Campinas (UNICAMP) e mestrado em Música pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo - USP

Downloads

Publicado

07-06-2017

Edição

Seção

Textos Completos