PLURIDIVERSIDADE: uma contribuição para o estudo de criação teatral acessível.

Autores

  • Dinalva Andrade Martins Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Teatro-Acessibilidade, Processo Cênico, Surdez, Cegueira.

Resumo

O Trabalho foi realizado como Conclusão de Curso de Graduação em Teatro da UFMG. Com pesquisa no desenvolvimento de um experimento cênico intitulado “Memórias de Ana”, a proposta é a criação cênica, acessível desde a concepção, para os públicos cegos e surdos. Convidou-se um diretor cego, um assessor visual surdo e uma diretora ouvinte e vidente. Apresenta-se ao final, um produto teatral acessível a surdos através do trabalho corporal dos atores unido ao teatro de sombras e a cegos através da contação de histórias, música e teatro sensorial.Narra-se este o processo de criação e a relação teatro e acessibilidade, a partir das descrições em Diários de Bordo e em pesquisas bibliográficas.

Biografia do Autor

Dinalva Andrade Martins, Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduada em Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Minas Gerais e atual aluna do 8° período do Bacharelado em Interpretação Teatral. Pós Graduada em Ensino e Interpretação de Libras.

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Publicado

07-06-2017

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