Fronteiras entre ser mulher e ser artista na dança contemporânea
Autores
Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra
UNICAMP
INSTITUTO DE ARTES
PROGRAMA DE PóS GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA
Palavras-chave:
Mulher, Dança Contemporânea, Feminismo, Gênero, História
Resumo
Essa pesquisa teve como mote a experiência da pesquisadora-artista com a maternidade como impulso para refletir e contextualizar questões de gênero no âmbito profissional, em especial, a inserção da mulher no mercado de trabalho da dança contemporânea em São Paulo. Sua metodologia, a princípio, considera dados quantitativos sobre esse mercado, e dados qualitativos, adquiridos através de entrevistas com mulheres profissionais da dança que passaram pela experiência da maternidade ao longo de suas carreiras. A fase que a pesquisa se encontra, e a qual é o tema central dessa comunicação, debruça-se sobre a contextualização histórica da inserção da mulher na vida pública, recaindo sobre o estudo das lutas feministas, que culminaram no próprio questionamento de gênero. O que define gênero? O que é ser mulher? O corpo (e a biologia) são suficientes para essa definição? Essas perguntas, cruzadas com o material levantado pelo Mapeamento da Dança (MATOS; NUSSBAUMER), realizado em âmbito nacional em 2016, com a experiência da artista e outras mulheres entrevistadas, sugerem por sua vez novas perguntas: como é ser mulher na dança? O que é um corpo feminino e como ele dança? Existe uma dança feminina? Esta comunicação pretende expor esse caminho histórico, friccionando a reflexão através do diálogo, sem a pretensão de responder a todas essas perguntas.Palavras-chave: Mulher. Dança contemporânea. Feminismo. Gênero. História. ABSTRACTThis research had as its motto the experience of the researcher-artist with maternity as an impulse for reflecting and contextualizing gender issues within professional field, in particular, the inclusion of women in contemporary dance in São Paulo. The methodology considers quantitative data on this market, and qualitative data, acquired through interviews with women dance professionals that passed through the experience of maternity over their careers. The phase of the research, which is the central theme of this communication, focuses on the historical contextualization of the insertion of women into public life, on the study of feminist struggles, culminating in the questioning of gender: What defines gender? What is it to be a woman? Is the body (and biology) sufficient for this definition? These questions, cross-referenced with the Dance Mapping (MATOS; NUSSBAUMER) material, conducted nationwide in 2016, with the experience of the artist and other women interviewed, suggest new questions: what is it like to be a woman in dance? What is a female body and how does it dance? Is there a female dance? This communication intends to expose this historical path, rubbing reflection through dialogue, without pretending to answer all these questions.Keywords: Woman. Contemporary Dance. Gender. Feminism. History.
Biografia do Autor
Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra, UNICAMP
INSTITUTO DE ARTES
PROGRAMA DE PóS GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA
Artista da dança e pesquisadora, doutoranda no programa de pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP.