Florescer do Clown: focalizando o cuidar de si e a potencialização da alegria, espontaneidade e presença na arte do clown.

Autores

  • Renata Domingos Volpato Unicamp

Palavras-chave:

Clown

Resumo

O presente artigo trata da pesquisa de mestrado desta autora em Artes da Cena na Unicamp (em andamento) e consiste no registro do método de seu trabalho prático artístico-pedagógico denominado Florescer do Clown, ministrado por ela desde 2012. Esta pesquisa estabelecerá diálogos com teorias de filósofos, pensadores da arte e da psicologia que abordam uma visão de integração entre arte e vida, visando uma análise crítica do trabalho desenvolvido e evidenciando o aspecto de autodesenvolvimento humano por meio do clown. Três aspectos da linguagem são focalizados na pesquisa: presença, alegria e espontaneidade. Como a autora tem a consciência de que o clown pode ser uma ferramenta para a potencialização da vida, o trabalho tem uma abordagem que visa o cuidar de si.

Biografia do Autor

Renata Domingos Volpato, Unicamp

Mestranda em Artes da Cena na UNICAMP. Graduada em Interpretação Teatral em Artes Cênicas pela ECA/USP (2001). Atriz, contadora de histórias e clown.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Textos Completos