Processos de criação em dança a partir de imagens

Autores

  • Juliana Cunha Passos UNICAMP Instituto de Artes Pós-graduação em Artes da Cena

Palavras-chave:

Dança. Improvisação. Criação. Imagens. Rolf Gelewski.

Resumo

Este texto apresenta trecho da pesquisa de Doutorado em Artes da Cena (UNICAMP) em andamento que investiga a utilização de improvisações no processo de criação em dança e as possibilidades de relação entre a Dança e os elementos da linguagem visual e musical. Estão sendo utilizados dois métodos de Rolf Gelewski para conduzir os laboratórios de improvisação e criação em dança. Gelewski (1930-1988) foi um dançarino, professor, coreógrafo e pesquisador de dança alemão que lecionou na Escola de Dança da UFBA nas décadas de 1960 e 70.A investigação partiu do questionamento: como elementos da linguagem musical e visual podem estimular a criação em dança? A sensibilização aconteceu por meio de elementos formais e estruturais das obras selecionadas ou relacionada aos seus conteúdos e significados. A metodologia da pesquisa incluiu desenhos livres e composições visuais, estimuladas por elementos da linguagem musical e corporal e a realização de improvisações livres e estruturadas, estimuladas por elementos da linguagem musical e visual. É apresentado também reflexões sobre o processo de criação do estudo cênico “Doar-se dor”, a partir de improvisações inspiradas em obras de Paul Klee.

Biografia do Autor

Juliana Cunha Passos, UNICAMP Instituto de Artes Pós-graduação em Artes da Cena

Doutoranda artes da cena - unicampMestre artes da cena - Unicamplicenciada e bacharel em dança - Unicamp

Referências

GELEWSKI, Rolf. Estruturas sonoras 1: uma percepção musical elementar a ser aplicada na educação. Salvador-BA: Ananda Educação – Nós Editora, 1973a.

_________ Movimento, irradiação, transformação: Buscando a dança do ser. Salvador-BA: Casa Sri Aurobindo, 1990.

_________ Ver ouvir movimentar-se: dois métodos e reflexões referentes à improvisação na dança. Salvador-BA: Nós Editora, 1973b.

_________ Ver, ouvir, movimentar-se Versão II: um método para uma movimentação espontânea. São Paulo: Casa Sri Aurobindo, 1980.

PEREIRA, Paulo J. Baeta. A improvisação integral na dança. Campinas-SP: Editora Medita, 2014.

_________ Reconectando Corpo e Alma: Sobre o processo de improvisação e criação em dança. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de Campinas, Instituto de Artes, Campinas-SP, 2010.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Textos Completos