Atalhos e frestas: metodologia de uma pesquisa artística sobre o bufão.

Autores

  • Nykaelle Pereira Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

bufão, metodologia, grotesco.

Resumo

 Este trabalho é parte inicial da dissertação de mestrado intitulada Técnica de bufão: estudo teórico-prático na formação do ator, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGARC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Com orientação do professor Dr. Marcílio Vieira e co-orientação do professor Dr. José Tonezzi. A escrita reflete sobre a metodologia da pesquisa em artes, a partir da ótica bufonesca. Como esse corpo disforme do bufão pode ser uma ferramenta de diálogo e transgressão social. O ator constrói seu bufão, desenvolvendo um discurso próprio, vindo de suas inquietações e de seu olhar sobre o mundo. Os bufões estão exatamente entre os que se negam a participar do “acordo social”, sem se importar com a moral e os bons costumes: eles mostram-se amorais. Dentro dessa configuração, a escrita e a apresentação acadêmica em artes, mesmo que ainda mantenha certo rigor, pode ganhar novas possibilidades, que dialoguem com a potente técnica do bufão, como um veículo de expressão crítica e poética. Como o olhar a partir da estética do bufão pode influenciar o ator/pesquisador em seus atravessamentos artístico/acadêmicos, como busca, senão de outros caminhos, mas, no encontro de frestas e possíveis atalhos.

Biografia do Autor

Nykaelle Pereira Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGARC); Mestrado em Artes Cênicas.

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Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Textos Completos