Atalhos e frestas: metodologia de uma pesquisa artística sobre o bufão.
Autores
Nykaelle Pereira Barros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
bufão, metodologia, grotesco.
Resumo
Este trabalho é parte inicial da dissertação de mestrado intitulada Técnica de bufão: estudo teórico-prático na formação do ator, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGARC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Com orientação do professor Dr. Marcílio Vieira e co-orientação do professor Dr. José Tonezzi. A escrita reflete sobre a metodologia da pesquisa em artes, a partir da ótica bufonesca. Como esse corpo disforme do bufão pode ser uma ferramenta de diálogo e transgressão social. O ator constrói seu bufão, desenvolvendo um discurso próprio, vindo de suas inquietações e de seu olhar sobre o mundo. Os bufões estão exatamente entre os que se negam a participar do “acordo social”, sem se importar com a moral e os bons costumes: eles mostram-se amorais. Dentro dessa configuração, a escrita e a apresentação acadêmica em artes, mesmo que ainda mantenha certo rigor, pode ganhar novas possibilidades, que dialoguem com a potente técnica do bufão, como um veículo de expressão crítica e poética. Como o olhar a partir da estética do bufão pode influenciar o ator/pesquisador em seus atravessamentos artístico/acadêmicos, como busca, senão de outros caminhos, mas, no encontro de frestas e possíveis atalhos.
Biografia do Autor
Nykaelle Pereira Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGARC); Mestrado em Artes Cênicas.