(Re)escrita teatral na encenação: O transeunte enquanto colaborador
Autores
André de Souza Macedo
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Resumo
Este trabalho refere-se à pesquisa de mestrado interdisciplinar teórico-prática que investiga a (re)escrita teatral de forma colaborativa. Levamos em conta o texto dramático, nos referenciamos a ele, porém buscamos outras vozes que sirvam ao processo colaborativo de (re)escrita. Para isso, os relatos pessoais registrados a partir do cotidiano da Tríplice Fronteira, sendo que estes são entendidos a partir das idéias de Paul Zumthor no que diz respeito a performance oral mediada por dispositivos eletrônicos. Num sentido, mais amplo, nos referimos a performance pela perspectiva compreendida por Diana Taylor, operando tais narrativas como arquivo e repertório. O arquivo diz respeito ao texto teatral “El Acompañamiento” de Carlos Gorostiza, escrito no movimento de resistência à ditadura na Argentina (Teatro Abierto, 1981-1983), e os relatos são tratados como repertório. Este trabalho reflete o processo de tradução e recriação teatral que leva em conta, durante o ato de criação e recepção, o vínculo com o território e o local de produção, produzindo uma geopoética própria.
Biografia do Autor
André de Souza Macedo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Mestrado Interdisciplianr em Estudos Latino-Americanos, linha de pesquisa: Trânsitos Culturais