(Re)escrita teatral na encenação: O transeunte enquanto colaborador

Autores

  • André de Souza Macedo Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Resumo

Este trabalho refere-se à pesquisa de mestrado interdisciplinar teórico-prática que investiga a (re)escrita teatral de forma colaborativa. Levamos em conta o texto dramático, nos referenciamos a ele, porém buscamos outras vozes que sirvam ao processo colaborativo de (re)escrita. Para isso, os relatos pessoais registrados a partir do cotidiano da Tríplice Fronteira, sendo que estes são entendidos a partir das idéias de Paul Zumthor no que diz respeito a performance oral mediada por dispositivos eletrônicos. Num sentido, mais amplo, nos referimos a performance pela perspectiva compreendida por Diana Taylor, operando tais narrativas como arquivo e repertório. O arquivo diz respeito ao texto teatral “El Acompañamiento” de Carlos Gorostiza, escrito no movimento de resistência à ditadura na Argentina (Teatro Abierto, 1981-1983), e os relatos são tratados como repertório. Este trabalho reflete o processo de tradução e recriação teatral que leva em conta, durante o ato de criação e recepção, o vínculo com o território e o local de produção, produzindo uma geopoética própria.

Biografia do Autor

André de Souza Macedo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestrado Interdisciplianr em Estudos Latino-Americanos, linha de pesquisa: Trânsitos Culturais

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Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Textos Completos