“O Performer” de Grotowski

Autores

  • Luciano Matricardi Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Trabalho do Ator Sobre Si, Teatro e Ritual, Arte como Veículo

Resumo

Observa-se na obra de Grotowski que as questões artísticas e espirituais estiveram em constante diálogo, sobretudo nas fases artístico-investigativas do “Teatro das Fontes” e da “Arte como Veículo”, quando tal aproximação se mostrou mais evidente. Trata-se de uma investigação que pressupõe a modificação das relações do sujeito com o mundo e consigo mesmo; pode-se dizer que são processos de subjetivação. Nesse sentido, a noção de “trabalho do ator sobre si mesmo” – seguida por Gortowski, à sua maneira, a partir do legado de Constantin Stanislavski – é levada às últimas consequências. Em “O Performer”, o “si mesmo” ganha importância capital. Pode-se dizer que esta orientação leva em conta a constituição/transformação do sujeito como premissa para o trabalho do ator. O que leva a crer que, em 1987, ao tecer a imagem do Performer, Grotowski falava menos dos atores com os quais trabalhava do que de uma imagem que lhe parecia potente o suficiente para guiar o trabalho que se iniciava na Arte como Veículo, e com a abertura do Workcenter: a imagem de um atuante voltado à potência de um trabalho sobre si, a partir de técnicas rituais.

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Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Textos Completos