Orai pro nobis: Teória e prática de performances na Festa do Divino Espírito Santo na Amazônia.

Autores

  • Ysmaille Ferreira de Oliveira Fundação Cultural do Estado do Pará/Servidor Público Secretaria de Estado de Educação/Servidor Público

Palavras-chave:

Performance, Festa do Divino, Amazônia

Resumo

Este trabalho entrecruza teoria e prática de performances em comunidades tradicionais. No princípio, versa sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Macapazinho - Pará, a partir da perspectiva da história cultural e dos Estudos da Performance. Em seguida, o teor histórico, antropológico e performativo produzido pela pesquisa, favoreceu a concepção de uma performance artística, denominada Orai pro nobis criada em conjunto com as rezadoras de latim da comunidade de Itaquí, tendo como mote a própria festa. Isso, como produto da bolsa concedida pelo Instituto de Artes do Pará, no qual o projeto Ladainhas para o Divino Espírito Santo foi premiado na categoria performance. Assim sendo, as performances em seus atributos inter-relacionais, reativaram memórias, histórias de vida, imaginários e outras devoções manifestadas ao divino. A cantoria em latim, durante apresentação ilustra o desenrolar das tramas em que se aparelha à realidade, a tal ponto da impossibilidade de distinção entre arte, vida e religião, no qual o objeto, uma coroa do divino de miriti, assumiu outras acepções estéticas, sociais e históricas quando recebia toques e beijos dos seus crentes.

Biografia do Autor

Ysmaille Ferreira de Oliveira, Fundação Cultural do Estado do Pará/Servidor Público Secretaria de Estado de Educação/Servidor Público

Departamento de Interação Cultural: Gestão cultural em Teatro.Secretaria de Estado de Educação: Ensino na rede pública. História.

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Publicado

17-06-2016

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