A PALAVRA MODIFICA O MUNDO AO REDOR: AÇÃO DA PALAVRA E PERFORMATIVIDADE NA DANÇA CONTEMPORÂNEA
Keywords:
ação, palavra, performatividade, dança contemporâneaAbstract
Do espectro de práticas que a dança teatral se compõe na contemporaneidade, e considerando-se as ligações entre ação, palavra e dança pela perspetiva/olhar da performatividade, a ação da palavra também se vê em cena. Elemento material de valor prático, autónomo e processual capaz de integrar, coexistir e interagir com outros, a palavra também se apresenta como condição de partida para uma ação que se faz e mostra fazendo diante do olhar do outro. Nesta comunicação, queremos enfatizar que a percepção da ação da palavra é um modo de pensar: o próprio, o outro e a dança. Trata-se de falar sobre a ação da palavra como objeto de pesquisa em dança e de falar de dança com a ajuda da ação da palavra em cena. A atenção (e tensão) está, portanto, na ação. Partindo daquilo que a atualização cênica e respetivos registros audiovisuais permitem confrontar – sobretudo da trilogia do coreógrafo português Rui Horta com o dramaturgo Tiago Rodrigues (2009/10) – a ação da palavra na dança pode fazer existir coisas à nossa frente no (re)encontro da linguagem com o corpo em movimento em cena, com o sujeito que dança.Downloads
Published
2016-06-17
Issue
Section
Textos Completos
