A influência da dança na formação identitária do Corpo~Cordão

Autores

  • Francisco Roberto de Freitas UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

Corpo~Cordão, Dança, Identidade, Cartografia.

Resumo

O Cordão Grupo de Dança, criado em Teresina – PI, com estudantes e egressos da Escola Municipal Porfírio Cordão, completou, em fevereiro/2015, 10 anos de existência com um trabalho pautado na busca de aliar o fazer artístico a conceitos educativos e de inclusão. Crianças, jovens e adultos transitaram pela formação de identidades abertas, tal como a ideia de uma identidade híbrida (HALL, 2006), em meio a estudos/pesquisas que tiveram como principal fio condutor a dança contemporânea. O intuito deste artigo é refletir sobre algumas práticas realizadas no e pelo Corpo~Cordão, durante seus 10 primeiros anos de existência (2005-2015). Partindo de relatos sobre: corpo e comunicação (KATS; GREINER, 1998), dança-educação (FREIRE, 2001), memória corporal (NAVAS, 2009), e identidade(HALL, 2006; BHABHA, 2014; SILVA, 2007; BAUMAN, 2005), dentre outros, propõem-se aqui uma discussão sobre a influência que a dança assume na formação identitária de indivíduos dançantes, com vista em uma pesquisa cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2014).

Biografia do Autor

Francisco Roberto de Freitas, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Mestrando em Artes Cênicas (PPG-CEN/UNB). Esp. em Metodologia de Ensino (FAESPI-2003). Graduado em Educação Física (UFPI-1997). Coordenador-coreógrafo do Cordão Grupo de Dança e Presidente da Associação dos Amigos do Cordão Grupo de Dança - ACORDA. Foi bailarino e diretor do Balé da Cidade de Teresina; Coord. Artístico da Escola de Dança do Estado do Piauí (2008-2009); Membro do Conselho Municipal de Cultura de Teresina (2013); e autor do livro OUSADIA - vinte anos de história do Balé da Cidade de Teresina (2014).http://lattes.cnpq.br/0554216853320967

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Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Textos Completos